Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ronco e apneia em adultos e crianças. Por que tratar?

Ronco e apneia em adultos e crianças. Por que tratar?


    Quem acredita que roncar é apenas uma situação embaraçosa e incômoda se engana. O ronco é uma doença, que se não for tratada adequadamente pode evoluir, trazendo inúmeros riscos à saúde.

   O Ronco é a obstrução parcial das vias aéreas superiores, sendo que o seu som ocorre devido à passagem do ar com dificuldade, devido à parte posterior da língua (fundo) encostar no céu da boca (palato mole), dificultando a passagem do ar, o que provoca vibração e consequente ruído. Ele ocorre especialmente dormindo de costas.
  O ronco pode ser causa de vários fatores dentre eles: ganho de peso e obesidade; deposição de gordura na região cervical (pescoço); uso de álcool e diazepínicos (calmantes); alterações dos ossos da face e hipoplasia da mandíbula (retrognatia) adenóides e amígdalas grandes; desvio de septo; pólipos nasais; contato das paredes musculares da faringe, que têm diminuição do seu tônus induzido pelo repouso ou pelo decorrer dos anos; obstrução nasal, rinites, sinusites; aumento do volume de secreção e muco; entre outras.
   Mau aproveitamento escolar (redução no aprendizado e concentração), hiperatividade, retardo do crescimento, atraso no desenvolvimento, deformação craniofacial, mandíbula retruída (queixo para trás), mordida cruzada e estreitamento do céu da boca (atresia maxilar), crescimento e desenvolvimento inadequado do eixo corporal (ombros caídos para frente, pescoçoprojetado para frente, alteração  na coluna), comprometimento na deglutição, comprometimento na fala, problemas respiratórios (renite, sinusite, etc), disfunção endotelial precoce, aterosclerose e diabetes infantil.
   Estas são as principais complicações decorrentes do diagnóstico tardio do Ronco e da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) em crianças e adolescentes. È importante que desde bebê, a respiração seja normal, ou seja, pelo nariz e de boca fechada.
   A passagem do ar pelo nariz, desde o primeiro momento, vai estimilar o crescimento correto do complexo crânio-facial e de todo corpo de maneira geral, durante a infância e adolescência, reduzindo muito a probabilidade da criança se tornar um adulto roncador e apnéico.

Texto: Dra. Flávia do Nascimento Menezes Macedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos ao nosso espaço.Seu comentário é de grande valor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...