Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ronco e apneia em adultos e crianças. Por que tratar?

Ronco e apneia em adultos e crianças. Por que tratar?


    Quem acredita que roncar é apenas uma situação embaraçosa e incômoda se engana. O ronco é uma doença, que se não for tratada adequadamente pode evoluir, trazendo inúmeros riscos à saúde.

   O Ronco é a obstrução parcial das vias aéreas superiores, sendo que o seu som ocorre devido à passagem do ar com dificuldade, devido à parte posterior da língua (fundo) encostar no céu da boca (palato mole), dificultando a passagem do ar, o que provoca vibração e consequente ruído. Ele ocorre especialmente dormindo de costas.
  O ronco pode ser causa de vários fatores dentre eles: ganho de peso e obesidade; deposição de gordura na região cervical (pescoço); uso de álcool e diazepínicos (calmantes); alterações dos ossos da face e hipoplasia da mandíbula (retrognatia) adenóides e amígdalas grandes; desvio de septo; pólipos nasais; contato das paredes musculares da faringe, que têm diminuição do seu tônus induzido pelo repouso ou pelo decorrer dos anos; obstrução nasal, rinites, sinusites; aumento do volume de secreção e muco; entre outras.
   Mau aproveitamento escolar (redução no aprendizado e concentração), hiperatividade, retardo do crescimento, atraso no desenvolvimento, deformação craniofacial, mandíbula retruída (queixo para trás), mordida cruzada e estreitamento do céu da boca (atresia maxilar), crescimento e desenvolvimento inadequado do eixo corporal (ombros caídos para frente, pescoçoprojetado para frente, alteração  na coluna), comprometimento na deglutição, comprometimento na fala, problemas respiratórios (renite, sinusite, etc), disfunção endotelial precoce, aterosclerose e diabetes infantil.
   Estas são as principais complicações decorrentes do diagnóstico tardio do Ronco e da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) em crianças e adolescentes. È importante que desde bebê, a respiração seja normal, ou seja, pelo nariz e de boca fechada.
   A passagem do ar pelo nariz, desde o primeiro momento, vai estimilar o crescimento correto do complexo crânio-facial e de todo corpo de maneira geral, durante a infância e adolescência, reduzindo muito a probabilidade da criança se tornar um adulto roncador e apnéico.

Texto: Dra. Flávia do Nascimento Menezes Macedo


segunda-feira, 24 de abril de 2017

Apneia do sono aumenta em três vezes risco de morte por câncer



Distúrbio também duplica chances de desenvolver tumores, diz estudo.





    Pesquisadores da University of Sydney Nursing School descobriram que pessoas com apneia obstrutiva do sono moderada ou grave podem ser 250% mais propensas a desenvolver câncer e com até 340% mais chances de morrer pela doença. Os resultados foram publicados em abril no Journal of Clinical Sleep Medicine.

    Os cientistas acreditam que isso acontece porque a apneia do sono priva alguns dos tecidos do corpo de receber oxigênio, o que poderia incentivar o crescimento de tumores. A apneia obstrutiva do sono é uma condição que faz com que a respiração seja interrompida durante o sono durante pelo menos 10 segundos por vez. Geralmente a apneia é acompanhada de roncos. 

    A equipe acompanhou 397 pessoas durante aproximadamente 20 anos a partir de 1990. Cada pessoa recebeu um teste de sono em casa para estabelecer ou não o diagnóstico de apneia obstrutiva do sono. Além disso, todos foram monitorados para desenvolvimento de câncer durante o estudo. 

     Analisando os resultados e levando em conta outros fatores de risco, os estudiosos descobriram que a apneia aumenta em duas vezes o risco de câncer e em mais de três vezes o risco de morte pela doença. Entretanto, ainda não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito, sendo necessários estudos mais aprofundados. 

     Adote dez passos para prevenir vários tipos de câncer
Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil - sendo responsável por 15,6% dos óbitos -, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão). Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença.

  Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas.

    O açúcar, explica o nutrólogo Roberto Navarro, não tem relação direta com os diversos tipos de câncer. No entanto, quando é consumido em excesso, faz o organismo liberar muita insulina para metaboliza-lo. "A insulina muito alta aumenta a produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória. Aqui, está a relação com o câncer. Quanto maior a quantidade dessa substância, maiores as chances de câncer."

     Já a carne vermelha, embora traga uma série de benefícios à saúde, não deve ser consumida com abusos. Segundo o nutrólogo, ainda não se sabe certamente quais elementos das carnes vermelhas (de boi e de porco) são cancerígenas. Porém supõe-se que se trata de uma substância chamada ácido aracdônico, presente na gordura dessas carnes. Ela seria responsável por estimular a produção das citocinas pró-inflamatórias.

     Em relação às frutas, legumes e verduras, elas são ricas em fibras, o que, segundo o oncologista Gilberto de Castro Jr., protege o intestino contra o câncer.



http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/17504-apneia-do-sono-aumenta-em-tres-vezes-risco-de-morte-por-cancer/2


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...