Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Apnéia Obstrutiva do Sono

  Estudos mostram que cerca de 12 milhões de americanos tem apnéia obstrutiva do sono, e é provável que outros milhões não saibam que tem a doença.
Este problema é causado pelo “relaxamento” excesivo dos músculos da garganta ocasionando o bloqueio das vias respiratórias durante o sono, ou seja, a pessoa para de respirar várias vezes durante a noite.

  O não tratamento da Apnéia Obstrutiva do Sono pode levar à pressão alta, doenças cardíacas, diabetes e aumento do risco de acidentes por causa de fadiga durante o dia.

  Geralmente, os músculos da parte superior da garganta ajudam a manter as vias respiratórias abertas e permitem o fluxo do ar para os pulmões. Embora esses músculos costumem relaxar durante o sono, a faringe permanece aberta o bastante para permitir a passagem do ar.

  Entretanto, em algumas pessoas, essa região da garganta é mais estreita. Quando os músculos das vias aéreas superiores relaxam durante o sono, pode haver sua oclusão total. Isso impede que o ar chegue aos pulmões.





  Podem ocorrer roncos altos e respiração forçada. Durante o sono profundo, a respiração pode ser interrompida por um período (geralmente mais de 10 segundos). Isso é chamado de apneia.

  Um episódio de apneia é seguido por uma tentativa súbita de respirar e uma alteração para uma etapa mais leve de sono. O resultado é um sono fragmentado ou interrompido que não é revigorante. Como consequência, as pessoas com apneia do sono sentem-se mais lentas ou sonolentas durante o dia, o que recebe o nome de sonolência excessiva diurna.

  Homens idosos e obesos parecem apresentar um risco maior, embora muitas pessoas com apneia obstrutiva do sono não sejam obesas.

  Os fatores a seguir também podem aumentar seu risco de apresentar apneia obstrutiva do sono:

  • Determinados formatos de palato e mandíbula
  • Tonsilas e adenoides grandes em crianças
  • Pescoço ou clavícula largos
  • Língua grande
  • Via respiratória estreita
  • Obstrução nasal
  • Obesidade



http://physicalcaresaude.blogspot.com.br/2011/11/apneia-obstrutiva-do-sono-nos-estados.html

quarta-feira, 10 de maio de 2017

PARA QUE SERVE A POLISSONOGRAFIA?







* Sinônimos: EXAME DO SONO = POLISSONOGRAFIA (PSG).


   A polissonografia (PSG) é uma avaliação neurofisiológica completa do sono (Padrão Ouro) que pode ser realizada tanto em clínicas especializadas ou em domicílio. O exame é supervisionado por um técnico especializado ao longo de toda a noite para garantir a qualidade do registro. A pessoa dorme com sensores fixados ao corpo para monitorização de vários parâmetros durante todo o sono.     De acordo com a necessidade, o médico pode solicitar registro em video e utilização de outros sensores.  
   O dados coletados durante o exame são analisados pelo médico especialista, que irá emitir um laudo que será entregue ao seu médico.
    A PSG possibilita caracterizar o índice de apneia e hipopneias (IAH), a porcentagem de oxigênio que circula pelo corpo durante o sono, os microdespertares, as porcentagens de cada estágio do sono, registro do ronco em função da posição corporal, entre outros.
   Por meio da PSG, é possivel diagnosticar a causa da fragmentação do sono, se está ocorrendo pausas na respiração enquanto a pessoa está dormindo (apneias), se há movimentos anormais dos membros inferiores.

A polissonografia é indicada para os seguintes casos:

  • Distúrbios respiratórios durante o sono - roncos, síndrome da apneia obstrutiva do sono, síndrome de aumento de resistência das vias aéreas superiores, entre outros.
  • Controle pós-tratamento da apneia obstrutiva do sono como cirurgia, aparelhos bucais, sonolência  excessiva diurna (SED), narcolepsia, hipersonia idiopática ou recorrente.
  • Alterações motoras e de comportamento durante o sono - sonambulismo, distúrbio de comportamento do sono REM e epilepsia.
  • Síndrome das pernas inquietas e movimentos periódicos dos membros inferiores.
  • Insônia.

Classificação da apneia obstrutiva do sono pelo IAH (índice de apneia e hipopneia / hora de sono):

  • Normal -  menor que 4,9/h
  • Apneia Leve -  entre 5 e 15/h
  • Apneia Moderada -  entre 15,1 e 30/h
  • Apneia Grave -  maior que 30/h

ITO Clínica Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...