Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Apneia do sono está ligada a várias doenças do coração



Se não tratada por um profissional, ela pode levar a morte súbita
.

   A apneia do sono é um distúrbio do sono que está cada vez mais em pauta. Mesmo assim, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a ela. Esse distúrbio obstrutivo das vias aéreas superioras (ou seja, entre a ponta do nariz e a traqueia, órgão que vem imediatamente antes dos brônquios e pulmões). Quando as pessoas acometidas dormem, a musculatura de parte desta região relaxa e dificulta a passagem do ar até os pulmões na inspiração, bem como a saída do ar. A representação disso nós conhecemos bem: o ronco!

   Pessoas com apneia do sono frequentemente se queixam de sono não reparador (sensação de noite mal dormida), dificuldade de concentração, e essa situação de estresse crônico pode se manifestar no corpo causando doenças graves, inclusive aquelas que atingem o sistema cardiovascular.

  Um bom exemplo é a hipertensão arterial, que pode ser causada e piorada pelo desenvolvimento de apneia do sono. Outro problema que está ligado a apneia do sono é a morte súbita cardíaca e não cardíaca. Já foi provado que a as chances de morte súbita são maiores em pacientes com apneia não tratada que em pacientes sem apneia ou em tratamento.

  Arritmias cardíacas, como fibrilação atrial, podem até mesmo desaparecer quando o paciente começa o tratamento da apneia. Do contrário, pacientes com apneia e fibrilação atrial precisam de mais remédios para controlar, tem menos sucesso nas ablações por cateter e são mais sintomáticos. Pacientes com fibrilação atrial que recebem choques para voltar ao ritmo normal têm menos sucesso e retornam ao ritmo irregular mais rápido.

   Algumas outras doenças estão ligadas à apneia de maneira ainda não muito clara. A obesidade, por exemplo, está relacionada à apneia, mas ainda não se sabe bem porque o excesso de peso pode ser causado ou agravado pela presença desse distúrbio do sono.

   Antigamente o único tratamento era traqueostomia, um procedimento cirúrgico no pescoço que estabelece um orifício artificial na traqueia. Mas hoje, várias modalidades de tratamento (como ventilação não invasiva e até cirurgias) estão disponíveis. Consulte seu otorrino e dentista em caso de suspeita de apneia. Por mais que pareça exagero, o ronco pode matar se não for tratado.



                       
              
Dr. Bruno Valdigem 
CARDIOLOGIA - CRM 118535/SP
ARTIGO DE ESPECIALISTA -



http://www.minhavida.com.br/saude/materias/13446-apneia-do-sono-esta-ligada-a-varias-doencas-do-coracao

Ronco: converse com o dentista para obter ajuda.



 Você ronca? Se sim, temos uma boa notícia. Seu dentista pode te ajudar a diminuir o seu ronco.

Por que a pessoa ronca?

  O ronco ocorre quando há obstrução da vias aérea durante o sono e ela pode ser causada pela língua ou partes moles na boca.

Se durante o sono você para de respirar por alguns momentos, você pode ter apneia. Quando um paciente tem apneia do sono obstrutiva, a respiração realmente cessa por momentos breves e esse processo pode resultar em efeitos danosos ao corpo, como aterosclerose e outros problemas cardiovasculares graves. A apneia do sono e a tendência de roncar à noite também podem ser a causa da sonolência diurna e da fadiga diária.

Como o dentista pode ajudá-lo?

Se você, ou o seu cônjuge, notar um desses problemas à noite, comunique o seu dentista.

Há vários exames que o dentista pode pedir, como por exemplo, a polissonografia onde se analisa os padrões de sono do paciente com monitoramento dos sinais vitais durante todo o curso de uma noite.


Outras recomendações são:

Perder peso. O peso excessivo pode causar obstruções nas vias aéreas.
Consumir pouca ou nenhuma bebida alcoólica à noite. O álcool pode alterar a qualidade do sono.
Reduzir ou eliminar o uso de sedativos. Converse com o médico sobre as alternativas.
Não dormir de costas. Tente a posição de lado com o apoio de um travesseiro.

Com a ajuda do dentista, você poderá chegar à raiz do problema de ronco e dormir de maneira mais saudável à noite.


http://www.minhavida.com.br/saude/materias/20549-ronco-converse-com-o-dentista-para-obter-ajuda



Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2017 Colgate-Palmolive.

Ronco e Apneia do sono – O que a odontologia pode fazer para ajudar você?





    A qualidade e a quantidade das horas dormidas tem efeitos sobre todas as atividades do indivíduo, podendo repercutir sobre a sua capacidade de aprendizado, capacidade de concentração, memória, humor e no tempo de reposta motora.
    Pessoas que não dormem bem apresentam redução da imunidade com maior propensão a infecções em geral, envelhecem mais rápido e tem dificuldades em manter-se no peso recomendado. Podem sofrer também de ansiedade, cefaleia matinal, irritabilidade, perda de atenção, impotência sexual entre outros sintomas.
   Dentre os transtornos associados ao sono, os mais frequentes são a insônia, a apneia do sono e o ronco.

  RONCO
    O ronco é uma doença, que se não for tratada adequadamente pode evoluir trazendo inúmeros riscos à saúde. O ronco é uma obstrução parcial das vias aéreas superiores que obriga à pessoa a respirar pela boca, produzindo um ruído causado pela dificuldade da passagem de ar.
     Uma em cada oito pessoas ronca, com uma maior porcentagem em indivíduos do sexo masculino, com idade mais avançada e/ou obesos. A consequência mais importante e séria do agravamento do ronco é a apneia obstrutiva do sono, que pode trazer inúmeros riscos e consequências à saúde.

APNEIA DO SONO
      A Apneia do Sono é uma alteração da respiração que ocorre durante o sono e que está associada a episódios repetidos de paradas na respiração (apneias). Episódios repetidos de apneia vão ocasionar alterações na oxigenação dos diversos órgãos além de má qualidade do sono.
     Calcula-se que 30% dos roncadores também sofram de apneia. A doença se manifesta quando há a obstrução total da passagem do ar provocando uma parada respiratória que dura em média de 10 a 30 segundos. Esta situação pode ocorrer diversas vezes durante a noite sendo acompanhada de micro despertares sem que a pessoa perceba.




 Existem vários modelos de aparelhos para ronco e apnéia.
Ronco e Apnéia


http://www.novelloodontologia.com.br/ronco-e-apneia-do-sono-o-que-a-odontologia-pode-fazer-para-ajudar-voce/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...