Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de março de 2017

Apnéia em crianças


VOCÊ TEM NOTADO SEU FILHO RONCANDO?
       Se isso tem sido constante, não deixe para lá. O ronco pode estar associado à Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), ela surge devido uma série de fenômenos que ocasionam dificuldade no sistema respiratório. Para que não haja problemas maiores é importante consultar um dentista especializado no assunto e tratar o problema o quanto antes.

O QUE O RONCO E A APNEIA PODE DIZER SOBRE A CRIANÇA?
         Não existe nada melhor que uma boa noite de sono. Ainda mais quando falamos de crianças que gastam muita energia durante o dia. A apneia e o ronco podem atrapalhar os sonhos desses pequenos e tornar o dia mais cansativo. O mau aproveitamento escolar, hiperatividade, atraso no desenvolvimento, deformação craniofacial, mandíbula retraída, maxila atrésica e bruxismo noturno podem ser alguns dos reflexos da apneia. Problemas que comprometem a deglutição, a fala e o sistema respiratório (rinite e sinusite), também podem estar presentes o que incluem a intervenção de outros profissionais como: otorrinolaringologistas, pediatras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. A respiração precisa ser feita corretamente desde bebê, ou seja, pelo nariz e com a boca fechada. Isso vai estimular o crescimento correto do complexo craniofacial e de todo o corpo de maneira geral, durante a infância e adolescência, reduzindo muito a probabilidade da criança se tornar um adulto roncador e apneico.


Para descobrir a raiz do problema é necessário, além de uma boa anamnese a realização de radiografias das vias aéreas e da polissonografia, onde o sono da criança / adolescente é monitorado durante a noite e são estudados vários pontos como: número de apneias, microdespertares, bruxismo, e outros

COMO SEU DENTISTA PODE AJUDAR?

       É importante que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos durante o dia (observar se existem alguns desses problemas citados cima).
À noite, ao observar sinais como ronco, pequenas paradas na respiração, dormir com a boca aberta e agitação são sinais que mostram que deve-se procurar o dentista com conhecimento na área de distúrbio do sono para intervir imediatamente

TRATAMENTO COM APARELHOS INTRAORAIS PODE SER A SOLUÇÃO

     O tratamento odontológico para ronco e apneia é considerado uma das opções mais eficaz e confortável, tanto para crianças e adolescentes, como para adultos, só perdendo para o CEPAP (aparelho em que se adapta uma máscara para o paciente receber ar com pressão positiva com o objetivo de desobstruir via aérea superior) em caso de apneias graves.
O tratamento consiste no uso de aparelho intraoral que é moldado de acordo com as características da arcada dentária. Este sustenta a musculatura da garganta e avança a mandíbula aumentando o espaço para a passagem do ar nas vias aéreas sendo que a médio prazo promove também um fortalecimento da musculatura da orofaringe.
É importante também que o tratamento se inicie desde que seja detectado o problema, prevenindo assim que ele se agrave para deformidades craniofaciais e adultos com complicações de saúde.

Texto: Dra. Flávia do Nascimento Menezes Macêdo

Imagens do google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos ao nosso espaço.Seu comentário é de grande valor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...